Diversos

Chuva beneficia avanço do plantio de soja no Brasil

Mato Grosso, já tem praticamente metade da oleaginosa instalada, enquanto que no ano passado eram apenas 6% das áreas cultivadas nesta época

Se a chuva ainda não é ideal para recuperação dos reservatórios, ao menos para a instalação do plantio da safra 2021/22 a umidade é muito bem-vinda. Bem diferente do que aconteceu no ano passado em Mato Grosso quando o plantio da soja alcançava apenas 6% nesta época do ano por conta do atraso das chuvas, neste ano o maior estado produtor já possui 45% das áreas semeadas, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O Mato Grosso do Sul e São Paulo já passam dos 20%, de acordo com a Conab, e o Paraná em torno dos 16%. Até mesmo algumas áreas da Bahia já começaram o plantio com 2% das áreas. “A umidade chegou mais cedo neste ano, e ao que tudo indica, o calendário agrícola está longe de ficar atrasado como no ano passado”, explica o meteorologista Celso Oliveira.

Segundo a previsão do tempo, a semana começa com frio e uma pequena trégua das chuvas em parte do sul do Brasil, região que já estava enfrentando problemas por causa do excesso de umidade. No Paraná e em Santa Catarina, os volumes ainda ficaram bastante elevados, alcançando os 100 milímetros, mas o Rio Grande do Sul ficou com o tempo mais firme, o que favorece a colheita do trigo, já que a soja é plantada mais tarde. A meteorologia prevê pelo menos cinco dias de tempo seco, mas a retomada dos trabalhos em campo deve ser lenta, de acordo com os especialistas.

O destaque desta semana é o avanço das chuvas para o Matopiba, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia, o que faz os produtores avançarem no plantio. A regularização deve acontecer mais no mês de novembro no Matopiba, mas de qualquer maneira, será uma instalação mais adiantada do que no ano passado, quando algumas áreas só tiveram umidade em dezembro, incluindo o estado de Rondônia.

Nas próximas 24 horas, áreas de instabilidade continuam muito ativas em parte do Sudeste e provocam chuva frequente e volumosa no leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-sul de Minas Gerais, inclusive nas capitais. A chuva também acontece a qualquer hora, mas intercalando períodos de melhoria, no interior de Santa Catarina e Paraná, norte do Espírito Santo, centro- oeste de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e desde o norte de Mato Grosso até o Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. No Rio Grande do Sul, a tendência é de sol e elevação gradativa nas temperaturas. Tempo firme também no interior do Nordeste, mas na costa leste e no litoral do Ceará e Piauí, ainda chove rápido. No Maranhão, interior do Piauí e demais áreas do país, chove entre a tarde e à noite.