Tempo

Chuva de mais de 200 milímetros beneficia lavouras do Nordeste

Cana-de-açúcar e milho são as culturas da Zona da Mata que receberam as maiores quantidades de chuva

https://youtube.com/watch?v=pSaQPOHSzQE+

Choveu mais de 200 milímetros em algumas cidades da Paraíba e cerca de 150 milímetros em áreas do nordeste do Pará, o que chegou a interditar trechos da BR-316. Na costa leste do Nordeste, embora as chuvas tenham trazido transtornos para os centros urbanos, elas beneficiam a produção agrícola na Zona da Mata, como as lavouras de cana-de-açúcar e milho.

Os ventos que sopram do mar transportam muita umidade para a costa leste do Nordeste, de acordo com informações da Climatempo. O início desta semana segue instável e com chuva forte no leste da Paraíba e de Pernambuco. As capitais João Pessoa e Recife continuam em atenção para chuva forte. Venta bastante no interior do Nordeste, com rajadas de 40 a 55 km/h.

Chuva forte com raios e trovoadas nas capitais São Luís (MA) e Manaus (AM). Boa Vista (RR), Belém (PA) e Macapá (AP) continuam em alerta para temporais.

O ar frio de origem polar já perde força, mas as madrugadas e manhãs ainda serão frias no Centro-Sul. A próxima onda de frio já está com data marcada e deve acontecer na virada do mês. Mas não será tão intensa, quando comparada com a da semana passada.

Atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar em São Paulo, em todo o Centro-Oeste, no interior da Bahia, no sul do Tocantins e em Minas Gerais.