Diversos

Chuva forte deve atingir regiões Sul e Sudeste nesta quarta

A previsão do tempo alerta para riscos de rajadas de vento e queda de granizo em Santa Catarina e em São Paulo

Sul

A quarta-feira, 13, deve ter chuva concentra que deve atingir o extremo norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, com destaque para ainda para o leste e nordeste de Santa Catarina e no leste e norte paranaense, que podem ter os maiores acumulados de chuva e transtornos pontuais.

Esses transtornos são influenciados pela passagem da frente fria e instabilidades em altos níveis. Há riscos para rajadas de vento e queda de granizo em Santa Catarina e em todo o Paraná. E atenção às rajadas de vento de mais de 80km/h no litoral catarinense.

Já na maior parte do Rio Grande do Sul, o tempo volta a ficar seco novamente, devido ao avanço da área de alta pressão atmosférica que vem na retaguarda da frente fria; as temperaturas ficam amenas no leste gaúcho e em breve elevação no interior do estado.

Sudeste

A previsão é de um dia chuvoso, com volumes que devem passar os 50 mm, desde a região do Vale do Ribeira e da Metropolitana de São Paulo, pegando todo o litoral sul e Baixada Santista, O clima será impactado pela passagem de uma frente fria. Com isso, há riscos de raios e rajadas de vento, além de mais queda de granizo. Demais áreas do Sudeste, com pancadas de chuva típicas de verão, acompanhada de trovoadas e ventania, tanto é que todos esses locais têm riscos de alagamentos, enchentes, enxurradas e até mesmo deslizamentos de terra.

Apesar disso, não há previsão de chuva no Espírito Santo e leste de Minas Gerais, pegando o Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e do Jequitinhonha. Para o Rio de Janeiro, a meteorologia chama a atenção para o calor extremo.

Centro-Oeste

As chuvas devem seguir elevadas em grande parte do Mato Grosso, no leste de Goiás e no norte do Mato Grosso do Sul. Além de potencial para alagamentos e inundações nessas áreas, aumenta o risco para rajadas de vento e queda de granizo entre os três estados da região.

O clima no Centro-Oeste vem sendo atingindo pelo calor e a alta umidade. Isso porque há a atuação da borda de um vórtice ciclônico nos médios níveis da atmosfera (em torno dos 5km de altitude). A meteorologia, ressalta, ainda, que em Mato Grosso do Sul, como sua capital também terá temporais no final do dia, mesmo que o volume de chuva não seja tão elevado como nos demais estados.

Nordeste

A previsão do tempo indica a ocorrência de temporais desde o centro e oeste da Bahia, até o sul do Piauí e Maranhão, além do oeste do Pernambuco, por conta ainda da borda do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), com risco inclusive para queda de granizo, além de rajadas de vento.

Além disso, esse mesmo sistema também ajudará nas pancadas de chuva mais passageiras de Sergipe e Alagoas, e do Rio Grande do Norte e do norte do Ceará, mas que podem ser fortes em áreas pontuais do Ceará.

Também há outro vórtice ciclônico em torno dos 5km de altitude, entre no norte da Região Nordeste, como no Ceará, Piauí e Maranhão, que contribuirá para as chuvas nessas áreas. Em todas as áreas a chuva mais forte acontece no período da tarde, após uma manhã bastante quente e ensolarada.

Norte

A chuva será constante e volumosa no Amapá, em especial na sua faixa leste, devido à permanência da Zona de convergência Intertropical (ZCIT) na região. Outro destaque é novamente o estado de Tocantins, que tem novos temporais, mais riscos de granizo, devido ao avanço da borda do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) para o estado.

Nas demais áreas da Região Norte, também chove no decorrer do dia, com sua maior intensidade e abrangência à tarde, com riscos para temporais, com raios e rajadas de vento. Tudo por conta do calor e da alta umidade, e mais da circulação dos ventos em altitude. Apesar da chuva, tempo abafado em toda a região.