Diversos

Chuva persiste em grande parte do Brasil nesta sexta, 19

A previsão do tempo indica condição para invernada em mais áreas do Mato Grosso, com risco para alagamentos que devem prejudicar a colheita

Previsão do tempo para o Sul

A previsão do tempo destaca temperaturas ficam mais baixas no Rio Grande do Sul com a mudança dos ventos para o quadrante sul e as madrugadas de céu mais claro. Ao mesmo tempo, as máximas gradualmente voltam a se elevar. Na maior parte do Rio Grande do Sul não chove. Por outro lado, as precipitações persistem no leste do estado gaúcho, em grande parte de Santa Catarina e todo o Paraná.

Atenção aos acumulados de chuva que prometem ser elevados, mesmo que de maneira pontual, no nordeste e leste catarinense e do centro-norte ao leste do Paraná, com riscos para transtornos.

Previsão do tempo para o Sudeste

A chuva persiste em grande parte do Sudeste do país. No estado de São Paulo, as instabilidades são formadas por um cavado em superfície que atua no estado de São Paulo, por uma área de baixa pressão atmosférica. Nos quatro estados do Sudeste as chuvas vêm na forma de temporais, e na sua grande maioria elas ocorrem a partir da tarde, e vem acompanhadas por raios, rajadas de vento e queda de granizo. Os maiores acumulados de chuva ocorrem no oeste, noroeste e sul do estado paulista, pois as instabilidades também têm o reforço da umidade que vem da Amazônia. Mesmo assim, não se descartam transtornos nas demais localidades.

Previsão do tempo para o Centro-Oeste

O tempo indica condição para invernada em mais áreas do Mato Grosso, com a chuva mais generalizada, volumes mais expressivos e a temperatura máxima em declínio. Há riscos para alagamentos, além de atrapalhar nos trabalhos de campo, como nas colheitas de grãos, como a de soja.

No norte e noroeste do Mato Grosso a chuva deverá ocorrer a qualquer hora do dia. E os acumulados mais elevados estão previstos em grande parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, com riscos para transtornos, como alagamentos, além disso, essas chuvas vêm com raios e rajadas de vento, além de queda de granizo, o que podem ajudar a causar mais danos.

Previsão do tempo para o Nordeste

O clima será chuvoso nesta sexta e os maiores elevados ficam concentrados por todo o estado do Maranhão, o oeste e norte do Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Vale salientar que no Maranhão e no Piauí as chuvas não param e ocorrem a qualquer hora do dia. Nas demais áreas em que chove, ela vem de maneira forte também, só que mais pontual, a partir da tarde, e sem grandes acumulados, mas que também podem causar transtornos. As chuvas pelo Nordeste, que vem acompanhada por raios e rajadas de vento de mais de 50km/h.

Previsão do tempo para o Norte

As instabilidades vão ocorrer ao longo do dia e de maneira intensa desde o Acre até o norte do Pará, passando pelo norte do Tocantins, Rondônia, o sul do Amazonas e leste do Amapá. Nessas áreas os acumulados são bem elevados, com riscos de mais cheias e até deslizamento de terra. Destaque também entre Rondônia, o Amazonas e boa parte do Pará, que ainda terá tempo fechado e baixas temperaturas, o que ainda se caracteriza como invernada. Por fim, em Roraima o tempo ficará firme, e sem chuva, com predomínio de sol e baixa umidade do ar no meio da tarde.