Tempo

Veja quais estados terão chuva nesta terça-feira, 4

Em algumas regiões, o avanço de uma frente fria espalha pancadas de chuva com trovoadas; confira

Com apoio de

Sul

O avanço da frente fria espalha chuva pelo Rio Grande do Sul. No centro e sul do estado o sol aparece, mas há chance de pancadas de chuva com trovoadas. No sul os volumes são mais elevados e o tempo fica mais fechado.

Já em áreas no noroeste gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná o tempo permanece firme, os ventos de norte se intensificam e as temperaturas ficam mais elevadas pela tarde em relação aos dias anteriores. No oeste catarinense e quase todo Paraná a umidade relativa do ar volta a cair a níveis críticos (abaixo de 30%) pela tarde.

Sudeste

O predomínio será de tempo firme pelo Sudeste com temperaturas em elevação no período da tarde. Mesmo assim, no leste de São Paulo, sul e leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em boa parte do Espírito Santo as temperaturas continuam mais amenas. O calor fica restrito no oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Com a grande amplitude térmica, mais uma vez a umidade relativa do ar cai abaixo do ideal no interior paulista e mineiro (inferior a 30%).

Centro-Oeste 

As precipitações ficam concentradas apenas no norte do Mato Grosso, isso porque ventos da Amazônia favorecem condições para formação dessa chuva, mesmo assim sem grandes acumulados e de maneira isolada. Nas demais áreas, o tempo seco continuará predominando. Também com frio predominante ao amanhecer e anoitecer e tardes quentes, representando uma típica condição de outono, quando a amplitude térmica diária é elevada. A umidade relativa do ar diminui entre Goiás e Mato Grosso do Sul.

Nordeste 

Os ventos que trazem a umidade do mar favorecem a formação de nuvens de chuva pelo litoral leste do do Nordeste. Chove em forma de pancadas de de maneira volumosa entre o litoral de Sergipe e o da Paraíba. Ao norte da região a chuva também se intensifica, com potencial para temporais entre o Rio Grande do Norte e o norte do Maranhão. Já no interior da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão segue o tempo firme e com baixa umidade do ar.

Norte 

A chuva segue volumosa entre o Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Nas demais áreas da região pode ocorrer pancadas de chuva, especialmente pela tarde. No centro e sul do Tocantins o tempo segue firme. O calor aumenta em boa parte da região, exceto nas áreas mais ao norte onde a concentração de nuvens será maior e faz com que as temperaturas não subam muito.

Para os próximos dias, as precipitações continuarão espalhadas de maneira mais isolada e com os maiores acumulados e intensidade se concentrando no centro e norte da região.