Diversos

Chuvas não resolvem perdas na 2º safra de milho, diz Aprosoja-PR

O milho não teve chuva para se desenvolver, e, além disso, ficou suscetível ao ataque de pragas, diz presidente da entidade

As lavouras de milho 2ª safra no Paraná não conseguirão se recuperar do longo período sem chuvas durante o plantio. A afirmação é de Marcio Bonesi, presidente Aprosoja-PR, que concedeu entrevista ao Rural Notícias.

“Temos uma seca histórica na safrinha de milho. Fizemos o plantio com um mês de atraso em uma época que coincidiu com o tempo seco. O milho não teve chuva para se desenvolver, e, além disso, ficou suscetível ao ataque de pragas e ervas daninhas. Estimamos uma perda em torno de 40% neste ano”, diz Bonesi.

O dirigente da Aprosoja local diz que o ano de 2020 não foi bom para as lavouras do Paraná, onde 53% estavam em bom estado e 40% em estágio de florescimento. Neste ano, o cenário piorou. As lavoras boas somam 23% e 75% delas estão na fase de florescimento. “A chuva de 25 mm dos últimos dias não vai solucionar o problema do milho 2ª safra no estado, que tem problemas de desenvolvimento”

Ainda segundo Bonesi, com a produção de milho menor, a preocupação que fica é com o cumprimento dos contratos futuros. “O produtor viu os preços históricos para fechar os contratos futuros e eles foram firmados junto com a compra de insumos. Pode ser agora que eles não tenham condição de cumprir esses contratos”, destaca.