Diversos

Ciclone extratropical traz ventos de 90 km/h para áreas do Sul do Brasil

Há risco de chuva forte com trovoadas, ventania e altos volumes entre a fronteira oeste do Rio Grande do Sul até a região de Foz do Iguaçu

A previsão do tempo chama a atenção às mudanças do clima nesta quinta-feira (25), na região Sul do país. Isso porque uma área de baixa pressão atmosférica se desloca do Paraguai e Argentina em direção ao Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte com trovoadas, ventania e altos volumes entre a fronteira oeste do Rio Grande do Sul até a região de Foz do Iguaçu sendo que a chuva começa desde a madrugada. Já no meio oeste da região Sul, a chuva vem em forma de pancadas também com trovoadas mas mais irregulares. “Na sequência este sistema vai dar origem à formação de um ciclone extratropical. Os ventos podem chegar a 90 km/h no Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas”, explica a meteorologista da Agroclima, Desirée Brandt.

O aumento da umidade proveniente dessa área de baixa pressão atmosférica mais o padrão de ventos do quadrante norte provocam temperaturas altas e sensação de tempo abafado em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, inclusive, há retorno das chuvas nestes estados, com baixos volumes e as pancadas são espaçadas. O tempo segue firme em boa parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Entre a Bahia até o Acre, a combinação de calor com umidade em médios níveis deixa a atmosfera instável e com chances de chuva a qualquer momento, intercalada com períodos de sol e calor.

Na sexta-feira, 26, esse sistema de baixa pressão atmosférica segue atuando sobre a região Sul e ajuda a canalizar a umidade que vem do interior do país, por isso os temporais se espalham e avançam mais, agora em direção ao Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Há previsão de chuva com tempestades no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais. Atenção à intensificação dos temporais entre o sul do Amazonas, sudoeste do Paraná e norte de Mato Grosso. Tempo firme predominante no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.