Ciclone extratropical traz ventos de 90 km/h para áreas do Sul do Brasil Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Ciclone extratropical traz ventos de 90 km/h para áreas do Sul do Brasil

Há risco de chuva forte com trovoadas, ventania e altos volumes entre a fronteira oeste do Rio Grande do Sul até a região de Foz do Iguaçu

A previsão do tempo chama a atenção às mudanças do clima nesta quinta-feira (25), na região Sul do país. Isso porque uma área de baixa pressão atmosférica se desloca do Paraguai e Argentina em direção ao Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte com trovoadas, ventania e altos volumes entre a fronteira oeste do Rio Grande do Sul até a região de Foz do Iguaçu sendo que a chuva começa desde a madrugada. Já no meio oeste da região Sul, a chuva vem em forma de pancadas também com trovoadas mas mais irregulares. “Na sequência este sistema vai dar origem à formação de um ciclone extratropical. Os ventos podem chegar a 90 km/h no Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas”, explica a meteorologista da Agroclima, Desirée Brandt.

O aumento da umidade proveniente dessa área de baixa pressão atmosférica mais o padrão de ventos do quadrante norte provocam temperaturas altas e sensação de tempo abafado em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, inclusive, há retorno das chuvas nestes estados, com baixos volumes e as pancadas são espaçadas. O tempo segue firme em boa parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Entre a Bahia até o Acre, a combinação de calor com umidade em médios níveis deixa a atmosfera instável e com chances de chuva a qualquer momento, intercalada com períodos de sol e calor.

Na sexta-feira, 26, esse sistema de baixa pressão atmosférica segue atuando sobre a região Sul e ajuda a canalizar a umidade que vem do interior do país, por isso os temporais se espalham e avançam mais, agora em direção ao Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Há previsão de chuva com tempestades no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais. Atenção à intensificação dos temporais entre o sul do Amazonas, sudoeste do Paraná e norte de Mato Grosso. Tempo firme predominante no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Sair da versão mobile