Diversos

Cidade de São Paulo reabre restaurantes a partir desta segunda-feira

Medida pode ter impacto sobre a demanda interna por carne bovina, já que o município é o principal centro consumidor da proteína no Brasil

carne bovina restaurantes
Foto: Pixabay

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinou neste sábado,  4, os protocolos para reabertura dos setores de bares e restaurantes. As normas foram propostas pelos empresários e passaram por revisão e aprovação do município. Com os termos firmados, os estabelecimentos poderão voltar a funcionar na segunda-feira, 6.

Durante a cerimônia, transmitida virtualmente, o prefeito Bruno Covas disse que a capital paulista está em um momento de estabilização dos casos de coronavírus. “Nós já atingimos um platô aqui na cidade de São Paulo, portanto é o momento de começar a reabrir a atividade econômica”, enfatizou.

Apesar de comemorar os bons resultados atingidos pelo isolamento social na cidade, Covas enfatizou que ainda é preciso ter atenção à doença. “Apesar dessa flexibilização, a pandemia não acabou”, acrescentou.

De acordo com a consultoria Safras, o mercado vem acompanhando indicações de recuperação gradual na economia, o que impacta diretamente na demanda por carnes. Nisso, São Paulo se destaca, sendo o maior consumidor de carne bovina do Brasil. Logo, a reabertura de restaurantes pode trazer novidades aos preços.

Regras

Os protocolos determinam os horários de funcionamento, regras de higiene e de distanciamento entre clientes. Assim, bares e restaurantes poderão funcionar por no máximo 6 horas diárias, usando apenas 40% da capacidade máxima enquanto a cidade estiver na classificação amarela do plano de reabertura. Quando houver evolução para a próxima etapa, a verde, será possível aproveitar 60% da capacidade dos estabelecimentos.

Há ainda a obrigação do fornecimento de álcool em gel e trocas de máscara para os funcionários. Não é permitido atender grupos de mais de 6 pessoas e deve haver um espaçamento de 2 metros entre as mesas.