Citricultores de São Paulo pedem modernização de leis de combate a pragas

Propostas foram elaboradas por pesquisadores e membros da Câmara Setorial de Citros a pedido da própria Secretaria de Agricultura estadualO secretário de Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, receberá nesta segunda, dia 25, propostas para a modernização das legislações estaduais de defesa contra o greening e o cancro cítrico, duas das principais pragas da laranja. As propostas serão encaminhadas na reunião da Câmara Setorial de Citros do estado, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis (SP), onde ocorrerá a Semana da Citricultura.

Fonte: Divulgação

As propostas foram elaboradas por pesquisadores e membros da Câmara Setorial de Citros a pedido do próprio secretário, durante reunião com citricultores no Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) este mês.

Para o cancro cítrico, as solicitações são a revogação das penalidades previstas para citricultores com ocorrência de cancro cítrico em suas propriedades, como interdição e pagamento de Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), entre outras taxas; estratificação das propriedades de acordo com a presença da doença e nível de infestação e legalização de áreas com alta incidência mediante compromisso formal de adoção de medidas de manejo.

As propostas para o greening envolvem erradicação de pomares abandonados, eliminação de plantas doentes em pomares não comerciais e em áreas urbanas e apoio à criação e liberação da Tamarixia radiata, inseto predador utilizado no controle biológico da Diaphorina citri, vetor da doença.