Tempo

Previsão do tempo: fim de semana terá pancada de chuvas e queda de granizo; confira

No Rio Grande do Sul, acumulados mais significativos são esperados para as áreas de divisa com a Argentina

Sábado, 14

Sul

Com predomínio de tempo seco em praticamente toda a região, as temperaturas à tarde ficam elevadas sobretudo no noroeste gaúcho, oeste catarinense e do Paraná. Possibilidade de chuva rápida, fraca e passageira somente na costa de Santa Catarina e do Paraná no decorrer do dia.

No período da noite, o tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul e oeste catarinense. As chuvas retornam em forma de pancadas, por conta de áreas de instabilidade que passam a atuar no estado. Acumulados significativos são esperados para as áreas de divisa do Rio Grande do Sul com a Argentina.

Sudeste

Uma baixa pressão atmosférica na costa da região dá origem a uma frente fria, além de organizar um corredor de umidade que vem da Amazônia. Ambos intensificam os temporais,  mais expressivos na Zona da Mata, Espírito Santo, parte do RJ e Triângulo Mineiro.

Em Vitória e Belo Horizonte, céu encoberto com chuva significativa ocorrendo ao longo de todo o dia. Sobre SP e grande parte do RJ, variação de nebulosidade pela manhã, aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva durante à tarde, que podem ser pontualmente fortes e com trovoadas.

Centro-Oeste

O tempo instável persiste em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com risco para temporais e eventuais transtornos. Boa parte dessa chuva é causada por um corredor de umidade, organizado por uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Sudeste, combinado às altas temperaturas.

Nordeste

Há redução da chuva no Maranhão, sendo mais isolada no litoral. Tempo firme em grande parte da região. O litoral leste deve receber chuva fraca de forma breve e isolada. Volta a chover no sul da Bahia, a começar por Porto Seguro, devido à aproximação de instabilidades associadas a uma frente fria na altura do Sudeste.

Norte

No leste do Tocantins volta a chover, mesmo que de maneira isolada. Mas as demais áreas seguem com tempo firme. Grande parte da região segue quente, abafada e com pancadas rápidas de chuva que podem ser pontualmente fortes.

Domingo, 15

Sul

Novos temporais estão previstos em toda a região. Os acumulados são significativos na metade norte gaúcha, litoral sul e serra de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. São esperadas também rajadas de vento e até queda de granizo.

Um sistema de baixa pressão atmosférica passa a atuar em SC e e também pelo avanço de uma frente fria pela costa gaúcha. Tais sistemas ajudam a canalizar umidade da região Amazônica. No norte gaúcho, Santa Catarina e sul do Paraná, a chuva deve persistir na segunda-feira com maiores acumulados.

Sudeste

A condição para chuva diminui em parte de São Paulo, sul de Minas e Médio Paraíba, no Rio de Janeiro. Mas pancadas isoladas ainda podem ocorrer na parte da tarde. Nas demais áreas da região, com o enfraquecimento da baixa pressão atmosférica e da frente fria, a chuva passa a ser passageira e menos volumosa. Ou seja, ainda há expectativa de chuva em grande parte do Sudeste, mas com menores acumulados e menores condições para temporais. Temperaturas em elevação.

Centro-Oeste

Instabilidades em médios níveis da atmosfera intensificam ainda mais os temporais, mesmo que isolados, podem vir acompanhados de rajadas fortes de vento, trovoadas e eventual granizo. Entre os dias 16 e 18 de novembro haverá novos temporais e com elevados acumulados de chuva, que se concentram primeiro no Mato Grosso do Sul, com riscos de danos, e logo se espalhará para demais áreas do Centro-Oeste.

Nordeste

As chuvas se intensificam no sul da Bahia e passa a atingir também as áreas na divisa com MG e GO, não sendo restrita apenas ao litoral. Tempo firme prevalece no interior da região, enquanto que o Maranhão segue com pancadas isoladas, bem como o litoral leste, entre RN e AL.

Norte

Intensificação dos temporais no Acre, Rondônia, Amazonas. No norte da região, entre o Amapá e o Pará, haverá pancadas de chuva com trovoadas no final do dia. No início da próxima semana, chuvas seguem se espalhando pela região, inclusive no Tocantins, com chance de temporais.