Diversos

Conab lança boletim informativo para agricultura familiar

"É uma oportunidade para que a sociedade em geral faça suas análises com base nesses portais", avalia o representante Marisson Marinho

Ontem foi comemorado o Dia Mundial da Agricultura Familia e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou, na última semana, um boletim com cenários e perspectivas para agricultura familiar. É uma nova opção para buscar informações e análises sobre as principais demandas do setor. Sobre esse assunto, quem fala é o superintendente de estudos agroalimentares e da sociobiodiversidade da Conab, Marisson Marinho:

“Nós lançamos na semana em que se comemora o Dia Nacional da Agricultura Familiar mais um produto com a assinatura Conab. A gente tem publicado inúmeros boletins, e a agricultura familiar agfora faz parte desse rol de produtos. O boletim traz uma análise bem ampla, é um desafio muito grande fazer um boletim com esse tema dada a sua especificidade. A agricultura familiar é muito ampla, diferente em cada região do Brasil. Mas a equipe da Conab tem uma expertise muito grande com esses dados desde o início dos anos 2000. E está aí. O boletim está disponível em nosso site para downloads.”

O especialista comenta os detalhes do boletim e destaca a participação de produtores, por meio de entrevistas, na publicação bimensal:

“O boletim traz, entre vários macrotemas, a questão da política pública. Fala sobre crédito, os principais produtos, a conjuntura de cada produto. As políticas públicas formam um macrotema importante porque muitos agricultores familiares têm dificuldade em acessar essas políticas públicas e informações. O boletim vem com isso, pra trazer essas experiências. Uma questão interessante: a gente está trazendo a opinião do produtor, um espaço para entrevistas onde eles falam sobre as políticas, ganhos, experiências com isso. A periodicidade é bimensal, contemplando diversas regiões. É importante que o público entenda as diferenças regionais e as diferentes visões sobre as políticas públicas. Esse é um capítulo importante dentro do boletim, a opinião do produtor.”

Segundo ele, o boletim é mais um instrumento informativo para as discussões sobre políticas públicas na agricultura familiar.

“A gente avançou bastante nos últimos anos, sobre as políticas públicas, sobre informações principalmente. A nossa área, da diretoria de política agrícola e informações, tem trabalhado com esses informativos, boletins, resumos executivos; a gente tem apresentado, também, para a sociedade os dashboards do Conab em números. E o portal de informações da Conab também tem muita informações. É uma oportunidade para que a sociedade em geral faça suas análises com base nesses portais. Juntamente com o Mapa, também, a gente desenvolveu um painel de informações agrícolas, então o nosso papel de Conab, como provedora de informações, é esse. Os dados estão aí. A crítica tem que ser feita, dado a dado, e nosso papel é fornecer os dados — sem viés dogmático e ideológico, mas com uma visão técnica, científica e acadêmica.”