Diversos

Confinamento ecológico pode contribuir para maior produtividade na pecuária

Dentro do confinamento ecológico, o produtor vai utilizar uma série de técnicas que vão auxiliar o animal a obter o seu máximo desempenho, diz zootecnista

Um novo conceito na terminação de animais, o confinamento ecológico, pode favorecer o pecuarista a obter resultados mais expressivos. Segundo o zootecnista Gabriel Correa Dias, esta terminologia se baseia em respeitas as cinco liberdades do bem-estar animal: nutrição, ambiental, sanitária, comportamental e psicológica.

“Na prática, dentro do confinamento ecológico, o produtor vai utilizar uma série de técnicas e ferramentas que vão auxiliar o animal a obter o seu máximo desempenho”, explica.

Entre as técnicas que o produtor pode adotar está o sombreamento mais adequado, fornecimento de insumos apropriado para a dieta, água de qualidade superior, com maior frequência de limpeza. “Tudo isso pode ser feito sem elevar o gasto do manejo, com o pecuarista atuando dentro da sua realidade, seja aumentando a área de sombra com eucalipto, ou até mesmo investir em estruturas mais simples de sombrete”, complementa.