Tempo

Confira a previsão do tempo para segunda e terça-feira

Segundo a meteorologia, as áreas de instabilidade voltam a atuar sobre a região Sul do país. Já na Bahia o tempo firme ainda persiste

Sul

Na segunda-feira as áreas de instabilidade se espalham pela região Sul, vai desde o norte gaúcho até o norte do Paraná. Há riscos de temporais, em especial, a partir da tarde, nessas áreas. Atenção novamente ao leste catarinense, que receberá ainda acumulados elevados. Por outro lado, o tempo firme persiste agora do centro ao sul do Rio Grande do Sul. Já as temperaturas ainda serão elevadas, mesmo em localidades que tem previsão de chuva, e atenção a umidade do ar que volta a cair no meio da tarde do centro gaúcho da Fronteira Gaúcha.

Na terça-feira, as chuvas aumentam de intensidade e volume na região Sul. As precipitações vêm em sua grande maioria a partir da tarde. Os temporais mais intensos ocorrem nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha, central gaúcha e Missões, com riscos para grandes transtornos, devido aos ventos de mais de 70km/h, quedas de granizo e acumulados bem elevados, que podem sim passar dos 70 mm em alguns pontos, em especial em Uruguaiana e Bagé, por exemplo. Por fim, as temperaturas devem se elevar durante a tarde, e antes da chuva, por isso a sensação de calor continua.

Sudeste

Na segunda-feira a chuva seguirá forte pelo estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, e centro-oeste do Rio de Janeiro. Os acumulados de chuva devem voltar a ser elevados do sudoeste ao leste do estado de São Paulo e no centro ao oeste do Rio de Janeiro. O tempo seco ganha mais espaço em Minas Gerais, praticamente em boa parte do estado, assim como ocorrerá em todo o Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, que será bastante ensolarado e sem chuva, com queda na umidade relativa do ar no meio da tarde. Mesmo em áreas em que chove, o calor ainda predomina na sua grande maioria durante o início e meio da tarde.

Terça-feira volta a chover novamente em todo o estado de São Paulo, centro-oeste do Rio de Janeiro e no triângulo e sul mineiro. As pancadas de chuva são fortes, até na forma de temporais, mesmo que em pontos isolados, que ocorrem a partir da tarde. Os acumulados de chuva podem ser pontualmente elevados desde a região de registro, em São Paulo, até o estado do Rio de Janeiro, passando pelo o Vale do Paraíba, com condições para alagamentos.

Centro-Oeste

Na segunda-feira as chuvas seguem intensas entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Porém, os maiores volumes de chuva ocorrem do centro ao noroeste de Mato Grosso, mas o tempo não fica completamente fechado. Já no Distrito Federal e na metade leste de Goiás, incluindo Goiânia, o tempo fica firme e com temperaturas em elevação e umidade do ar baixa no meio da tarde.

Terça com previsão de tempo instável em grande parte do Centro-Oeste. As chuvas seguem intensas nos estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Com atenção aos maiores acumulados de chuva previstos no oeste e noroeste de Mato Grosso do Sul.

Nordeste

Nesta segunda, as áreas de tempo seco diminuem agora só ocorre no estado da Bahia. Há riscos para temperaturas elevadas e a umidade do ar fica baixa (atingindo níveis críticos) no meio da tarde. Aliás, tem locais do estado baiano que estão a mais de 10 dias seguidos sem cair uma gota sequer, como Paulo Afonso e Barra. Por outro lado, entre Maranhão, Piauí e Ceará, mais uma vez a previsão é de pancadas de chuva, que podem ser fortes,

Na terça, as áreas de tempo seco voltam a aumentar no Nordeste. Agora, o céu será aberto, com calor e baixa umidade do ar, no meio da tarde, em todo o estado da Bahia, Sergipe, o oeste de Alagoas e o centro oeste de Pernambuco. As chuvas também são preocupantes, pois vem ainda na forma de temporais e com acumulados elevados desde o Maranhão até o extremo oeste do Rio Grande do Norte, passando pelo norte do Piauí e o Ceará.

Norte TEMPO

Na segunda-feira, há risco de chuva elevada entre o leste do Acre, Rondônia e Amazonas, com riscos de alagamentos pontuais, mas de maneira geral tem chuva forte em toda a região Norte. Entre o Pará e o Amapá, principalmente na região de Santarém, a precipitação também segue volumosa.

Na terça-feira a chuva diminui um pouco nas áreas do norte do Pará e Amapá. As precipitações diminuem também em Rondônia e a chuva agora ocorre de forma bem isolada e com baixos volumes, alternando com períodos de sol. Por outro lado, os acumulados significativos persistem entre Rondônia, Amazonas e leste do Acre.