Diversos

Congresso da Abag destaca exemplos de ações sustentáveis no agro

Durante o evento, foram homenageados o ex-ministro Alysson Paolinelli, a ministra Tereza Cristina e o presidente da Embrapa, Celso Moretti

O vigésimo Congresso Brasileiro do Agronegócio, realizado nesta segunda, 2, aconteceu de forma virtual e foi acompanhado oficialmente por representantes de 24 países. Durante a solenidade de abertura, foram homenageados o ex-ministro Alysson Paolinelli, a ministra da Agricultura Tereza Cristina e o presidente da Embrapa, Celso Moretti.

Um ponto em comum nas falas dos homenageados é o compromisso do agronegócio com a sustentabilidade. A ministra da Agricultura destacou o papel do Brasil neste cenário. “Temos protocolo científicos que demonstram como a agropecuária brasileira pode ser neutra em em gases de efeito estufa”, disse.

Nos painéis de debate, em discussão a produção agrícola, pecuária e de energia de forma limpa e sustentável. “Esse debate é fundamental para desenvolver a consciência e a velocidade com que tem que ser feita essa transformação de economia de baixo carbono”, destacou Gilberto Tomazoni, presidente Global da JBS.

O congresso da Abag aponta a economia de baixa emissão de carbono como uma das bases para os negócios em um futuro bastante próximo.

“Daqui a 20 anos, tudo será completamente diferente. E é isso que este evento traz, uma nova visão de um novo mundo com novas ferramentas de mercado e da produção”, ressaltou Marcello Brito, presidente da Abag.