SPOILER: É NA AMAZÔNIA

COP-30: ONU confirma cidade brasileira como sede da conferência para o clima; saiba qual é

Mais importante evento internacional sobre o clima será realizado em solo brasileiro em novembro de 2025

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou que o Brasil sediará a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, em Belém (PA).

A confirmação do Brasil como sede do mais importante evento ambiental do planeta é resposta ao pleito do próprio Lula, feito durante participação na COP-27, no Egito, no ano passado.

Segundo ele, como a floresta amazônica era o principal tema de debate nas conferências das quais participou, em Paris e Copenhague, além do Egito, decidiu sugerir que a COP fosse realizada na região, para que as pessoas pudessem conhecer a floresta e suas riquezas.

“Se todos falavam da Amazônia, por que, então, não fazer a COP num estado da Amazônia, para que eles conheçam o que é? O que são os rios, as florestas, a fauna. O pessoal se prepare porque vai ter gente do mundo inteiro e vão ficar maravilhados com a cidade de Belém”, afirmou o presidente.

O governador do Pará, Helder Barbalho, disse ser um privilégio para o Brasil e o Pará sediar uma conferência tão relevante. “É uma satisfação grande. O estado do Pará e Belém estão ávidos para receber a todos, e trabalhando para que possamos, por um lado, fazer um belo evento, mostrarmos que a Amazônia está preparada para receber o planeta, mas por outro também para a construção do desenvolvimento sustentável em favor da região”.

O que é a COP

A Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima, a COP, reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida na Terra.

A conferência deste ano será nos Emirados Árabes. A de 2024 ainda não tem sede definida.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.