COP26

Análise: clima de negociação motivou avanços, mas resultados da COP26 são modestos

Para Benedito Rosa algumas negociações avançaram positivamente, já que os EUA e a China declararam reduzir as emissões de gases de efeito estufa

Para o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa as negociações durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia, apresentaram resultados modestos, modestos e os compromissos não muito precisos, principalmente dos países mais emissores.

“Embora as negociações ainda possam continuar pelo fim de semana, mas praticamente a declaração final já está feita, trazendo resultados modestos. Infelizmente uma das pretensões de todos que ajudaram as 40 mil pessoas que compareceram a Glasgow e os governos e a opinião pública esperava que os países avançassem e aumentassem as metas com relação a diminuição da emissão dos gases de efeito estufa”, diz.

Rosa comenta que apesar de pontos positivos dessa negociação, a China ainda não se comprometeu com a redução de emissão de metano. “O clima de discussões sobre o tema motivou alguns avanços, principalmente da declaração conjunta dos EUA e China de se esforçarem em diminuir na redução dos gases de efeito estufa, que são os dois maiores países poluidores do mundo. Embora a China não firmou compromisso de metas sobre a emissão de gás metano, enquanto o Brasil se comprometeu em reduzir em 30% desses gases em até 8 anos”, finaliza.