Países do Mercosul criam grupo sobre mudança climática Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

COP26

Países do Mercosul criam grupo sobre mudança climática

É a primeira vez que os quatro integrantes do Mercosul unem esforços em favor da busca de soluções para o problema da mudança do clima

Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai anunciaram a criação de um novo grupo negociador sobre mudanças climáticas, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia.

O Ministério das Relações Exteriores divulgou um comunicado para saudar o anúncio, feito em reunião dos ministros do Meio Ambiente dos quatro países.

“Essa é a primeira vez que os quatro integrantes do Mercosul unem esforços em favor da busca de soluções comuns e efetivas para o problema da mudança do clima. Os quatro países compartilham valores e interesses comuns, como atesta a ampla coordenação que mantêm no âmbito do Mercosul, marco da integração regional”, afirma o comunicado.

Negociações

O encerramento do encontro em Glasgow está previsto para esta sexta-feira (12), embora as negociações possam ainda continuar.

À mesa permanecem assuntos como utilização de combustíveis fósseis e a ação sobre a Amazônia.

Mais de 120 líderes políticos e milhares de especialistas e ativistas participam da COP26.

Há seis anos, o Acordo de Paris fixou como meta de limite do aumento da temperatura média da Terra entre 1,5°C e 2°C acima dos valores da época pré-industrial. Em 2020, ano da eclosão da pandemia de covid-19, as emissões de gases de efeito estufa registraram recordes históricos.

Sair da versão mobile