Diversos

Copom sobe pela segunda vez taxa Selic, que vai a 3,5% ao ano

Decisão já era esperada pelo mercado, que reforça a necessidade de juros maiores para conter a expectativa de inflação mais elevada

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu aumentar, pela segunda vez consecutiva, a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75 pp, a 3,5% ao ano (aa). O comunicado emitido pelo Comitê na decisão de março já indicava que poderia haver novo aumento da taxa básica de juros. A decisão, que foi unânime, ficou em linha com a previsão das 23 instituições financeiras consultadas pela Agência CMA.

Segundo análise da Tendências, 0 movimento foi amplamente sinalizado pela autoridade monetária desde seu último encontro, refletindo uma piora das expectativas de inflação e da necessidade de reposicionar a Selic em patamares mais condizentes com o atual contexto econômico interno e externo.

Para Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, na próxima reunião, em junho, a autoridade deverá se manter austera contra o avanço das expectativas de inflação, afirmando que o ritmo de avanço da Selic parece adequado.

Na avaliação do comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, a decisão impacta a economia e ainda o agronegócio. “Isso tem reflexo, pois a ministra Tereza Cristina já afirmou que será difícil segurar os juros do Plano Safra e os bancos vão fazer essa arbitragem”, diz Daoud.