Diversos

IICA teme que Cúpula da ONU imponha restrições a sistemas de produção agropecuários

O diretor do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura diz que a narrativa sobre a agricultura é negativa na produção de alimentos

O Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) teme que a Cúpula dos Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) resulte em possíveis restrições a modos de produção agropecuário. O evento acontece em setembro em Nova York. Na ocasião, o secretário-geral da ONU divulgará uma declaração com princípios a serem seguidos para se atingir sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Mas antes, na semana que vem, será realizada a pré-cúpula em Roma, na Itália.

Em entrevista ao Canal Rural, Frederico Villarreal, diretor de cooperação técnica do IICA, diz que a narrativa sobre a agricultura é negativa em relação à proposta sobre transformação dos sistemas alimentares. “Ou seja, parece que tudo o que se deve mudar nos sistemas alimentares seria agricultura e todos os problemas relacionados à alimentação tenha algum ponto na agricultura”.

Villarreal ressalta que o papel dos ministérios da Agricultura das Américas é de grande importância para rever essa imagem negativa. “É preciso que os ministérios da agricultura manifestem sua posição, que eles eles sejam a voz da agricultura até o momento da Cúpula. Temos sim que fazer transformações, os produtores são parte disso e não podem estar de fora dessa discussão.

Para o diretor de cooperação técnica do IICA, qualquer mudança sobre e produção em sistemas agropecuários, além de debatida, não pode ser feita de um dia para o outro.

“Precisam ser decisões baseadas em ciência. Isso não quer dizer que somos contrários às transformações, mas elas não podem ser radicais. Elas precisam de um processo de transição. Isso significa cuidar da segurança econômica e social de todos os agricultores que integram os países da América”, destaca.