Diversos

Daoud: Com emprego em queda, produtor não consegue repassar custos ao consumidor

Segundo o comentarista, a pandemia provocou a falta de insumos necessários para a produção agrícola

O Índice Geral de Preços (IGP-M) desacelerou em fevereiro, chegando a 2,53%. Já nos últimos doze meses, o índice chegou a quase 30%, segundo a Fundação Getúlio Vargas. No acumulado deste ano, o IGP-M registra alta de 5,17%. O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, diz que a alta dos preços foi provocada pela pandemia.

“Tivemos uma ruptura do sistema econômico. Com a pandemia da Covid-19 e a paralisação das atividades, o que vimos foi a falta de insumos necessários para a produção agrícola. Com isso, a demanda não acompanhou o ritmo da produção, provocando a alta nos preços”, destaca.

Na avaliação do comentarista, com o aumento de custos na produção agrícola e o momento delicado da economia, a rentabilidade fica comprometida. “A indústria repassa a alta dos valores para o produtor, mas para ele poder repassar esse custo ao consumidor, o país precisa ter uma maior oferta de emprego e renda, e os dois estão caindo nesse momento. Essa é a situação do mercado de carnes nesse momento”, explica Daoud.