Economia

'Agro da nova era' é destaque na programação da Bahia Farm Show

Nesta quarta-feira foi realizada a abertura oficial da Bahia Farm Show, maior evento de negócios e tecnologia agrícolas do Norte/Nordeste

Nesta quarta-feira (1°), foi realizada a abertura oficial da Bahia Farm Show, maior evento de negócios e tecnologia agrícolas do Norte/Nordeste.

“Aqui estão pessoas que acreditam na ciência, na tecnologia e no trabalho. Temos gente com vontade de trabalhar, utilizando a ciência e a tecnologia para transformar e melhorar vidas. São pessoas que têm uma história de superação e que muitas vezes enfrentaram dificuldades para hoje estarem aqui nesse evento extraordinário, que é referência e chama a atenção do mundo inteiro, abrindo as portas da Bahia para quem quer produzir e investir”, disse o governador da Bahia, Rui Costa (PT), sobre a feira que, em 2022, aumentou sua área em 33% e espera ampliar para mais de R$ 2 bilhões o volume de negócios desta edição.

A Bahia Farm Show também foi palco para um momento histórico entre os estados vizinhos Bahia e Tocantins.

O governador Rui Costa e o chefe do executivo de Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinaram o Termo de Acordo definidor de divisa territorial entre os dois estados.

O documento formaliza o acordo de traçado da fronteira entre as duas unidades da Federação e consolida um acordo anterior firmado no Superior Tribunal Federal em 2013. O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Luís Gonçalves, também participou da assinatura.

“É muito importante para dar estabilidade jurídica a todos os proprietários de terras, pequenos, médios e grandes. Essa instabilidade interferia na produção, na concessão de crédito e deixava sempre dúvida. Mas com diálogo e entendimento hoje assinamos esse acordo, feito em conjunto pelas equipes dos dois estados” afirmou o governador Rui Costa.

Feira

A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), e recebe estandes das secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR), com foco na agricultura familiar.

A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) também está presente no evento com equipe especializada para o suporte necessário aos interessados nas linhas de crédito disponíveis.

Dentro da Bahia Farm, as tecnologias agrícolas estão sendo apresentadas em uma área de 191 mil metros quadrados, em um total de 61 ilhas de exposição, incluindo três pavilhões cobertos.