Economia

Agro e consumo das famílias sustentam crescimento econômico, mesmo que moderado, diz BC

Além disso, alguns diretores do Banco Central observaram que avança movimento de recomposição parcial das perdas recentes nos salários reais

Os diretores do Banco Central (BC) avaliaram na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que o consumo das famílias e o setor agropecuário têm sustentado o crescimento econômico, mesmo que moderado na margem.

“O Copom antecipa um crescimento mais vigoroso na divulgação do PIB referente ao primeiro trimestre do ano, especialmente em função da produção agrícola, seguido por moderação da atividade econômica em ambiente marcado por resiliência no mercado de trabalho. Além disso, os dados de emprego formal demonstraram continuidade no aumento do emprego no período mais recente”, destacou o BC, na ata do Copom divulgada nesta terça-feira (9).

Alguns diretores do BC observaram que avança o movimento de recomposição parcial das perdas recentes nos salários reais. Esse movimento é esperado e vem acompanhado de desaceleração nos ganhos nominais, o que deve se acentuar à frente. Além disso, eles afirmaram que as perspectivas de crescimento econômico não mudaram significativamente no período recente.

“No âmbito doméstico, o conjunto de indicadores recentes segue corroborando o cenário de desaceleração gradual do crescimento esperado pelo comitê. Observa-se alguma moderação nos indicadores coincidentes de atividade, bem como uma desaceleração na margem no mercado de crédito. O mercado de trabalho, que surpreendeu positivamente ao longo de 2022, tem apresentado resiliência, com aumento líquido nos postos de trabalho e relativa estabilidade na taxa de desemprego”, destacou o BC, na ata do Copom.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.