Economia

Biodiesel: custo de produção elevado impede maior produção, afirma Daoud

Comentarista Miguel Daoud afirma que o custo de produção do biocombustível a partir da soja no Brasil é muito maior que na Argentina

Com uma demanda crescente no mercado interno, a Argentina decidiu aumentar a mistura obrigatória de biodiesel no diesel de 5 % para 12,5 %.

De acordo com o Jornal La Nación, a Argentina vem enfrentando problemas de abastecimento de combustível há pelo menos dois meses. E a situação ainda foi agravada por conta da guerra entre Ucrânia e Rússia.

“O custo de produção da soja na Argentina é menor [que no Brasil]. Também é possível usá-la para produzir o biodiesel, aumentando a mistura, o que é ótimo, já que o custo do diesel internacionalmente vem aumentando, pois a demanda está muito grande, então acaba compensando usar a soja, dá uma mistura mais sustentável e econômica”, afirma o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud.

Já aqui no Brasil, tanto a soja e os combustíveis tem estado em níveis elevados de preço

Redução da mistura no diesel

Além disso, houve a redução da mistura do biodiesel no diesel – que está atualmente em 10%.  Representantes do setor têm defendido o aumento da porcentagem, por conta da entrada da China mais uma vez em lockdown e a consequente diminuição das importações de soja.

Daoud comenta que no Brasil, diferentemente da Argentina, por conta de um alto custo de produção da soja, a geração de biodiesel ficaria inviabilizada.

“Aqui é o único país do mundo onde o produtor não tem incentivo para produzir. Os custos são muito altos. Desse jeito o biodiesel acaba não sendo uma opção viável”, acredita.

O comentarista finaliza dizendo que é necessário abaixar os custos de produção para que o Brasil possa ter uma geração de biodiesel semelhante à da Argentina.