Economia

Brasil tem o desafio de prospectar novos mercados e diversificar produtos

Em 2021, apenas 5 produtos responderam por metade da receita cambial do agro brasileiro; China foi responsável por mais um terço da receita

Segundo o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, em 2022, o Brasil terá como desafio ampliar espaço no mercado internacional, principalmente na prospecção de novos parceiros, e diversificar a pauta de exportação, altamente concentrada.

A balança comercial do agronegócio brasileiro fechou o ano de 2021 com saldo positivo de US$ 105,1 bilhões, 19,8% acima do verificado em 2020.

De acordo com Ferreira, mesmo sendo um dos maiores produtores de alimentos no mundo, apenas 5 produtos responderam por mais de 80% da receita do agronegócio.

“É uma concentração muito grande, precisamos ampliar a pauta, explorar outros produtos, outras oportunidades”.

Segunda maior economia do mundo, a China foi o principal destino das exportações brasileiras em 2021. Dos US$ 120 bilhões em receita cambial do agronegócio, US$ 45 bilhões vieram do gigante asiático. “É uma concentração muito grande, é necessário buscar novos mercados, diversificar. Será um grande desafio em 2022”.

Vocação natural

De acordo com diretor do Canal Rural, o agronegócio mostrou mais uma vez que é a vocação econômica do país. “Pelo 15º ano consecutivo, se não fosse o agronegócio, o Brasil teria uma balança comercial deficitária. Em 2021, foi o agronegócio que garantiu o superávit de US$ 61 bilhões na balança comercial do país”, diz.