Economia

Exportação de carne bovina bate recorde no 1º semestre de 2022

O país também registrou um desempenho recorde na exportação de carne de frango; na proteína suína volume caiu

O Brasil registrou recorde de exportação de carne bovina no primeiro semestre de 2022. O resultado em receita também foi histórico.

Segundo o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, de janeiro a junho, os embarques de carne bovina totalizaram 932,34 mil toneladas, 27% acima do volume escoado no mesmo período do ano passado. Quanto à receita, a exportação da proteína somou US$ 5,62 bilhões na primeira metade deste ano.

“O que isso significa? Em apenas seis meses, o Brasil já exportou 59% de todo o volume exportado no ano passado. Em receita cambial, o país já alcançou o equivalente a 70% do realizado em 2021”, afirma.

Fpto: Arte/Canal Rural

Carne de frango

Na carne de frango, o desempenho do Brasil no primeiro semestre também foi positivo.

Nos primeiros seis meses do ano, o país, que é o maior exportador da proteína no mundo, enviou 2,230 milhões de toneladas, 8% a mais que no mesmo período do ano passado. Em receita, o volume cresceu 37% na comparação com o primeiro semestre de 2021.

“Um crescimento significativo. O Brasil liderando e aumentando sua participação no comércio internacional”, diz Ferreira.

carne de frango
Foto: Arte/Canal Rural

Suíno

Dentro do ‘complexo carnes’, a suína teve o desempenho mais fraco no primeiro semestre deste ano.

carne suína
Foto: Arte/Canal Rural

Nos primeiros seis meses de 2022, o Brasil embarcou 458 mil toneladas de carne suína in natura, volume 8,44% abaixo do registrado no mesmo período de 2021.

“A China teve um problema muito sério de peste suína africana, mas recompôs rapidamente o plantel, impactando diretamente nas exportações brasileiras. Dificilmente o Brasil vai conseguir igualar a marca de 1 milhão de toneladas do ano passado, que foi recorde”.