Economia

Fávaro diz que vai simplificar processos para aumentar exportações

Segundo o ministro da Agricultura, intenção é que as empresas tenham um processo predefinido que permita uma tramitação mais célere

Com o propósito de aumentar as exportações dos produtos brasileiros, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, propôs que seja trabalhada a simplificação do procedimento de habilitação de estabelecimentos para a exportação de produtos de origem animal.

A intenção é que as empresas contem com um processo predefinido que permita uma tramitação mais célere.

A proposta foi apresentada pelo ministro após reunião com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na busca de ampliar o comércio exterior de estados com menor participação no mercado internacional.

“Estamos trabalhando para ampliar o nosso mercado, mostrar as potencialidades do Brasil para o mundo e isso também inclui a simplificação de processos internos para que as empresas possam também se preparar para este novo momento”, disse o ministro.

Para comercializar seus produtos para outros países, a empresa deve estar devidamente habilitada, seguindo os procedimentos de trânsito e certificação sanitária estabelecidos na Portaria SDA Nº 431/2021.