Economia

Taxa de juros: ideia de Lula pode 'sair pela culatra', diz economista

Caio Augusto Rodrigues, do Terraço Econômico, concedeu entrevista ao Canal Rural

Forçar a barra para baixar as taxas de juros pode ter efeito negativo, apesar da boa vontade dos responsáveis pela política econômica de um país. É o que avalia o economista Caio Augusto Rodrigues, da Terraço Econômico.

+ IPCA-15 sobe 0,69% em março

Em entrevista ao Canal Rural, ele ressaltou que esse tipo de estratégia tende a resultar em problemas inflacionários, além de desvalorizar a moeda local. A visão dele foi exposta na semana em que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter em 13,75% ao ano a taxa básica de juros do país, a Selic.

A decisão por parte do Copom foi adotada apesar de críticas por parte do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em discursos, o presidente tem dito que o atual patamar da taxa de juros é responsável por travar o crédito e, consequentemente, impedir o desenvolvimento da economia brasileira.

Na realidade, segundo Rodrigues, a opinião de Lula tem um caso internacional que serve de exemplo a não ser seguido. De acordo com o economista, um país fez isso: forçou a queda da taxa de juros. E acabou lidando com problemas econômicos.

“O tiro pode sair pela culatra”, disse o economista ao participar da edição desta sexta-feira (24) do telejornal ‘Mercado & Companhia’. “Se vocês tiveram alguma dúvida de como isso funciona é só pesquisar a situação recente da Turquia, que fez exatamente isso”, exemplificou. “Desvalorizou muito câmbio nesse processo e a inflação explodiu!”, pontuou Caio Augusto Rodrigues ao conversar com a jornalista e apresentadora Flávia Macedo.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.