Eleições

Alexandre Garcia: Brasil merece um ‘presidente que seja a favor do agro’

Comentarista do Canal Rural analisa os interesses do setor agropecuário com as eleições de outubro

O primeiro turno das eleições gerais deste ano será realizado no dia 2 de outubro. Na data, os brasileiros terão de votar para deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), deputado federal, senador, governador e presidente da República. Para Alexandre Garcia, comentarista do Canal Rural, a escolha do próximo mandatário do país será de suma importância para o setor da agropecuária.

“Tem que ser um presidente que seja a favor do agro, que não apoie invasões de terra. Muito ao contrário: um presidente que se manifeste contra qualquer mudança da Constituição com relação ao chamado marco legal”, afirmou Garcia em comentário feito com exclusividade para o ‘Mercado & Companhia’ desta terça-feira (16), dia que marca o início da campanha eleitoral para o pleito deste ano.

“Uma das mais históricas e importantes eleições que o Brasil já passou” — Alexandre Garcia

Na visão de Garcia, o agronegócio não acompanhará uma eleição comum. De acordo com ele, o resultado da urna poderá culminar em decisões que afetem a área pelo decorrer das próximas quatro décadas. “É uma das mais históricas e importantes eleições que o Brasil já passou, pela qual os brasileiros já passaram”, afirmou o comentarista contratado do Canal Rural — e que tem experiência na cobertura dos bastidores do poder em Brasília.

Alexandre Garcia pede abertura de mercado

Agronomia Sustentável
Foto: Sara Kirchhof/Canal Rural

Alexandre Garcia deu exemplos do que, conforme o seu entendimento, devem ser projetos a serem implementados em favor do agro por quem vencer a disputa pelo comando do Palácio do Planalto. Abrir mercados, investir em logística, estimular a infraestrutura foram alguns dos itens mencionados pelo analista político. Trabalhar contra a burocracia e se posicionar contra o aumento de impostos também foram outros itens destacados por ele. “Enfim, que seja um presidente que compreenda a grande importância do agro”, enfatizou.

Além da escolha presidencial

rural, câmara dos deputados
Foto: Agência Câmara

O comentarista do Canal Rural, contudo, reforçou que, para o agro, não basta reduzir a discussão política na escolha de quem deve ocupar a Presidência da República pelos próximos quatro anos. Governadores e parlamentares também terão papéis importantes para o andamento do setor. “Que sejam deputados e senadores que aprovem crédito suplementares para subsidiar seguros, custeios, financiamentos”, ponderou.

“Que entre com vontade de reduzir imposto, reduzir burocracia” — Alexandre Garcia

Na esfera do administrativo local, Alexandre Garcia espera que sejam eleitos políticos com o perfil de trabalharem em prol da desburocratização da máquina pública. “Governador que entre com vontade de reduzir imposto, reduzir burocracia, trabalhar na infraestrutura estadual, na logística estadual, no armazenamento, no apoio às atividades de fomento, de tecnologia”, afirmou.