Eleições

Meio ambiente é o ‘novo protecionismo’ do agro, diz Ciro Gomes

Candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes destaca propostas para o agronegócio brasileiro em entrevista ao Canal Rural

O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, abriu a série de entrevistas do Canal Rural com os principais presidenciáveis.

Ciro Gomes foi entrevistado pelo diretor de conteúdo Giovani Ferreira, o jornalista e apresentador Antônio Pétrin e o comentarista Miguel Daoud.

Em pauta, as propostas do candidato para o agronegócio brasileiro, setor que respondeu por 27,4% do PIB brasileiro em 2021, de acordo com dados da Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

Na entrevista, Ciro Gomes disse que o meio ambiente é o ‘novo protecionismo’ do agronegócio nacional.

“Ninguém diz hoje que não vai comprar um produto brasileiro porque quer proteger a agricultura francesa. As pessoas substituem o protecionismo pelo argumento do meio ambiente. Elas dizem ‘não, não vamos comprar a comida do Brasil porque ela é produzida matando índio, destruindo biomas sensíveis, depredando a Amazônia’, que é mencionada em alguns lugares do mundo como se fosse patrimônio da humanidade”, disse.

Série especial de entrevistas

Além de Ciro Gomes, foram convidados para a série de entrevistas do Canal Rural os outros três candidatos mais bem posicionados nos últimos levantamentos de intenção de voto dos institutos Datafolha e Ipec: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB).

As assessorias de Bolsonaro, Lula e Tebet confirmaram interesse e estão conciliando agenda na rotina da campanha dos candidatos para atender ao convite do Canal Rural. As entrevistas serão exibidas ao longo deste mês.

Em 2022, os brasileiros vão eleger os novos representantes nos poderes Legislativo e Executivo.

E para que nossa audiência tenha acesso a todos os detalhes do processo eleitoral, o time do Canal em São Paulo e nas afiliadas em Brasília, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul está trabalhando em uma cobertura completa, que já começou com reportagens especiais, boletins e análises.

Antes mesmo da definição das candidaturas, o Canal Rural lançou uma série especial de entrevistas com representantes de entidades do agro. O conteúdo tem foco nas pautas prioritárias para o agronegócio, apontadas pelos dirigentes do setor, para os próximos quatro anos. Confira clicando aqui.

Desde que as candidaturas foram definidas, o Canal Rural também está transmitindo uma série de entrevistas especiais para as Eleições 2022 com candidatos ao governo dos dez estados com o maior Valor Bruto de Produção (VBP), com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Assim como no caso dos candidatos à presidência, o critério para escolha dos entrevistados nos estados seguiu a colocação nas últimas pesquisas. Veja a série clicando aqui.