Eleições

Partidos de Bolsonaro e Lula duelam em candidaturas ligadas ao agro

PL e PT são as legendas com mais candidatos com ocupações relacionadas à agropecuária

As pesquisas eleitorais, como Datafolha e Ipec, indicam que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão à frente dos demais candidatos na corrida pela Presidência da República. A disputa entre as duas legendas, contudo, não se resumem ao Palácio do Planalto. Elas também duelam em candidaturas ligadas ao agro.

+ 1º turno: saiba a ordem de votação, horários e proibições

O Partido Liberal, por exemplo, aparece na liderança no quesito profissionais com ocupações relacionadas à agropecuária que disputam algum cargo público nas eleições deste ano. De acordo com levantamento feito pelo Canal Rural junto à Justiça Eleitoral, a sigla conta com 61 pedidos de candidatura dentro desse grupo.

Na segunda colocação do ranking de políticos-candidatos do agro está justamente o Partido dos Trabalhadores. No pleito que terá o primeiro turno realizado no próximo domingo (2), 48 petistas ligados ao setor tentarão se eleger.

O mapeamento do Canal Rural levou em consideração dez profissões mencionadas pelos candidatos na hora de declarar a ocupação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE): agricultor, produtor agropecuário, motorista de veículo de transporte de carga, pecuarista, veterinário, agrônomo, pescador, trabalhador rural, técnico em agronomia & agrimensura e zootecnista.

Candidaturas ao agro por partidos

josé cruz - agencia brasil - urna - propostas para o agro dos 12 candidatos à Presidência da República
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Ao todo, 31 partidos têm ao menos uma candidatura vinculada à agropecuária. Além de PL e PT, o top five é formado por Psol (46), Patriota (42) e PP (40).

Setor “acordando” para a política

Os dados referentes à divisão partidária por partido fazem parte de reportagem especial do Canal Rural sobre o fato de o agro ter “acordado” para a política e ter aumentado o número de candidaturas. O material, que pode ser conferido aqui ou no link abaixo, apresenta informações sobre os cargos em disputa, a divisão por ocupação e os Estados com mais profissionais do setor na disputa das eleições 2022.

Agro ‘acorda’ para a política e amplia número de candidatos