Diversos

Embrapa lança manual para mistura de produtos químicos no pulverizador

Publicação é resultado de estudos realizados conjuntamente com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e a Bayer CropScience

A Embrapa Soja acaba de lançar um manual técnico para subsidiar a mistura em tanque de agrotóxicos e afins. A publicação é resultado de estudos realizados em conjunto com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e a Bayer CropScience.

“Com os resultados obtidos esperamos contribuir para esclarecer dúvidas e incentivar o uso racional das misturas de múltiplos produtos e compostos de diferentes tipos de formulações de produtos fitossanitários e/ou adubo foliar no pulverizador, evitando problemas de incompatibilidades no campo”, enfatiza o pesquisador Dionísio Gazziero, da Embrapa Soja.

pulverizador
Foto: Daniel Popov/Canal Rural

Em uma pesquisa realizada pela Embrapa, em 2015, em 17 estados do Brasil, constatou-se que 97% dos entrevistados utilizavam misturas em tanque, mesmo sendo prática não regulamentada no Brasil nessa época, e que 95% delas utilizavam entre dois e cinco produtos.

A mistura de produtos químicos no tanque de pulverização, foi regulamentada por meio de instrução normativa no. 40, de 11 de outubro de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Até então a prática era feita de forma intuitiva pelos produtores, porque os agrônomos que emitem as receitas de agrotóxicos não tinham respaldo legal e poucos tinham informações técnicas suficientes para recomendar seu uso”, diz Gazziero.

Mesmo com a publicação da normativa, havia ainda a necessidade de gerar informações qualificadas e consistentes que pudessem subsidiar a tomada de decisão pelos técnicos e produtores rurais. Os autores dizem ainda que existe carência de informações em relação aos procedimentos gerais de preparo, a sequência de adição dos produtos, os riscos de
incompatibilidades físicas e químicas e da interferência de misturas no controle de pragas.

Neste sentido, a equipe de plantas daninhas da Embrapa Soja, em conjunto com a Uenp e técnicos da Bayer realizaram pesquisas que resultaram na elaboração do “Manual técnico para subsidiar a mistura em tanque de agrotóxicos e afins”.

O manual procura orientar agricultores e técnicos, apresentando informações sobre as formulações disponíveis, de forma geral os tipos de incompatibilidade física e química que podem ocorrer, além de discorrer sobre os possíveis problemas e as recomendações para evitá-los.

Confira o manual clicando aqui.