Diversos

Empresa líder em nutrição humana e animal anuncia nova política de sustentabilidade

A ADM afirmou que irá eliminar a conversão de florestas, ou o desflorestamento, de todas as cadeias de abastecimento da empresa até 2030

A ADM, empresa líder em nutrição humana e animal e a principal empresa de processamento e originação agrícola do mundo, afirmou nesta terça-feira, 23, que irá reforçar seu compromisso com a produção sustentável, ética e responsável com o lançamento de uma nova Política de Proteção às Florestas, Biodiversidade e Comunidades. A política anterior da ADM foi emitida em 2015, e a empresa iniciou o processo de revisão no ano passado como um passo em direção à construção de um sistema alimentar mais resiliente e sustentável.

A ADM visa eliminar a conversão de florestas, ou o desflorestamento, de todas as cadeias de abastecimento da empresa até 2030.

“A ADM é a ponte entre o produtor na fazenda e o consumidor que encontra as marcas em nossas mesas, e estamos em uma posição única para influenciar as práticas sustentáveis em toda a cadeia de abastecimento”, disse o presidente e CEO Juan Luciano.

“À medida que cumprimos nossa missão de liberar o poder da natureza para enriquecer vidas, reconhecemos o papel crítico que os recursos naturais desempenham no futuro de nosso planeta. Estamos totalmente comprometidos com as florestas nativas e com a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos em nossa cadeia de abastecimento. Esta nova política reafirma o compromisso da ADM com a compra responsável e nos ajudará a reduzir ainda mais o impacto de nossas operações e cadeia de suprimentos, e continuará a manter nossos fornecedores em padrões elevados.”

A nova política inclui disposições que promovem a conservação da água e dos recursos e biodiversidade em paisagens agrícolas, promovem soluções para reduzir as mudanças climáticas e as emissões de gases de efeito estufa e apoiam a agricultura como meio de promover o desenvolvimento sustentável, reduzindo a pobreza e o aumento da segurança alimentar. Além disso, a política confirma o compromisso da ADM em proteger os defensores dos direitos humanos, denunciantes, reclamantes e porta-vozes da comunidade. A aspiração da ADM em cooperar com todas as partes necessárias para permitir o acesso a uma reparação justa e ao protocolo de não conformidade da empresa para fornecedores.

Até o final de 2022, a empresa espera alcançar a rastreabilidade total de suas fontes diretas e indiretas ao longo de suas cadeias de abastecimento de soja no Brasil, Paraguai e Argentina. A ADM também promoverá iniciativas que protejam a vegetação nativa com o objetivo de acabar no menor tempo possível com a conversão da vegetação nativa para a produção de soja, conciliando com os interesses ambientais, econômicos e sociais em áreas de alto risco, como os biomas Cerrado e Chaco na América do Sul.

A ADM também alcançou um alto nível de rastreabilidade até a fábrica na cadeia de fornecimento de palma e está trabalhando para aumentar a rastreabilidade até as plantações. Para acelerar a transformação e a implementação efetiva de nossos compromissos, a ADM se juntou ao Palm Oil Collaboration Group (POCG), uma iniciativa de múltiplas partes interessadas que inclui empresas de todos os estágios da cadeia de fornecimento de óleo de palma. A ADM está participando ativamente da ação colaborativa para implementar o Integrated Reporting Framework (IRF) e para tratar de questões sociais em toda a cadeia de fornecimento de palma.

A ADM publica planos de ação específicos para a cadeia de suprimentos e relatórios de progresso semestrais com foco em óleo de palma e soja da América do Sul, que contêm marcos e dados específicos sobre o progresso contínuo da empresa em direção ao cumprimento das metas de sustentabilidade da ADM. A ADM continuará seu estudo de como a empresa pode aumentar a escala, o ritmo e o rigor de seus esforços para eliminar o desflorestamento e a conversão de vegetação nativa em suas cadeias de abastecimento e divulgará um relatório sobre o assunto até o final do primeiro trimestre de 2022.