Diversos

ERRAMOS: CPRs físicas podem ser incluídas em processo de recuperação judicial

Em reportagem publicada nesta terça-feira, 29, o Canal Rural informou que CPRs físicas não poderiam ser incluídas em recuperações judiciais, mas já há jurisprudência e entendimento legal para a inclusão do título no processo de reorganização financeira

Diferente do que informamos nesta terça-feira, 29, as Cédulas de Produto Rural (CPR) de liquidação física podem ser incluídas em processos de recuperação judicial. Ao sancionar a nova Lei das Falências (lei 14.112/20), o presidente Jair Bolsonaro vetou um artigo que alteraria a Lei das CPRs (lei 8.929/94). Este artigo, presente no texto aprovado no Congresso Nacional, excluiria a possibilidade de inclusão de CPRs físicas em recuperações judiciais, salvo em casos de “força maior” a serem definidos pelo Ministério da Agricultura. Com o veto, a lei segue inalterada e, portanto, as cédulas podem ser objeto de negociação.

O advogado Euclides Ribeiro explica que a lei que regula a recuperação judicial, extrajudicial e a falência já abrangia os títulos do agronegócio na negociação. “O artigo 49 da lei 11.101 coloca todos os créditos que estão sujeitos à recuperação. As exceções previstas na lei são apenas alienação fiduciária, leasing, arrendamento mercantil e adiantamentos de contratos de câmbio”.

Confira a reportagem completa: