CANAL RURAL ENTREVISTA

Estado já validou 96% dos cadastros rurais, diz Antonio Junqueira de Queiroz, secretário de Agricultura de São Paulo

Em entrevista, Junqueira falou sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), Plano Safra, seguro rural e o viés sustentável que deve direcionar o agro paulista

No Canal Rural Entrevista desta semana, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antonio Junqueira de Queiroz, falou sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), Plano Safra, seguro rural e o viés sustentável que deve direcionar o agro paulista.

Confira os destaques logo abaixo:

Canal Rural: Secretário, vamos começar abordando a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). São Paulo tem um trabalho avançado nesse sentido, com mais de 90% dos cadastros validados. Como o governo estadual conseguiu avançar nessa validação?

Antonio Junqueira de Queiroz: Esse é um trabalho que vem sendo feito há alguns anos. São Paulo trabalhou bem nesse aspecto, com 96% dos cadastros rurais validados pela Secretaria de Agricultura. Emitimos certificados do Programa de Regularização Ambiental, e o novo Plano Safra vai premiar com meio por cento os produtores que estão em dia com suas obrigações. Estar em dia significa estar bem tanto na produção como na área ambiental, o que traz valorização à propriedade.

Canal Rural: O Plano Safra também tem um viés sustentável, certo?

Antonio Junqueira de Queiroz: Exatamente. Sustentabilidade é um assunto interessante. O Brasil pode ser o maior produtor de alimentos do mundo e o maior conservador ambiental. Não precisamos desmatar mais nenhuma área, pois temos áreas degradadas maiores que a Europa. O Brasil está fadado ao sucesso na agricultura e na área ambiental.

Canal Rural: Aproveitando o assunto, o Plano Safra anunciou um rebate nas taxas de juros. Como isso beneficia os produtores paulistas?

Antonio Junqueira de Queiroz: Aqui em São Paulo, estamos lançando o programa SP Agro Mais Verde, que contempla a sustentabilidade. Já temos mais de 23% de reservas no estado e vamos criar a cultura do mato, ou seja, incentivar a preservação ambiental. O produtor que tem excedente em sua propriedade poderá receber benefícios por isso. Além disso, temos o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FIAP), que oferece juros de 3% ao ano e prazos de até cinco anos para pagar, beneficiando os pequenos produtores.

Canal Rural: E como os produtores podem acessar essas linhas de crédito?

Antonio Junqueira de Queiroz: O produtor com renda bruta anual de até R$ 1 milhão pode acessar o FIAP. Ele precisa ir até a Casa da Agricultura, apresentar seu projeto e receber o aval da Secretaria de Agricultura. Já liberamos cerca de 201 milhões este ano e ainda temos cerca de 107 milhões a serem liberados. O governador está muito interessado em ajudar a agricultura e acredito que estamos no caminho certo.

Canal Rural: O seguro rural é uma preocupação para os produtores. Como vocês estão lidando com isso?

Antonio Junqueira de Queiroz: O seguro rural é essencial para garantir a segurança do produtor e seu patrimônio. Precisamos ter um mecanismo moderno que ofereça tranquilidade para que ele possa produzir. Aqui em São Paulo, temos várias culturas suscetíveis a mudanças climáticas, como hortifrúti e café, e estamos atentos a isso. É necessário melhorar o seguro e oferecer alternativas para o produtor.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.