Diversos

EUA: Biden diz que países que não preservarem florestas vão 'sofrer consequências'

O candidato democrata à presidência norte-americana citou os problemas na Amazônia e falou em angariar recursos para ajudar na preservação

EUA, Estados Unidos, bandeira, Donald Trump, joe biden
Donald Trump e Joe Biden participaram do primeiro debate nesta terça-feira, 29. Foto: George Campos/USP Imagens

Em meio à tensão do primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden, que concorrem à presidência dos Estados Unidos, sobrou até para o Brasil. Citando os problemas ambientais vividos pelo Brasil, o candidato democrata garantiu que países que não protegerem suas florestas “vão sofrer as consequências”. Logo, caso Biden vença as eleições, a relação entre os países pode mudar de tom.

“Olha o que está acontecendo no Brasil: as florestas estão sendo destruídas, as florestas tropicais estão sendo devastadas. Vou me juntar a outros países para a proteção dessas florestas e os países que não fizerem isso vão sofrer as consequências”, afirmou Biden.

O democrata, no entanto, mostrou-se disposto a apoiar financeiramente os países na preservação das florestas, mas disse que cobriria uma resposta ambiental após a transferência dos recursos.

Trump, por sua vez, não citou nominalmente o Brasil, mas atribuiu o problema das queimadas à má gestão, citando o exemplo da Califórnia. “Temos que melhorar a gestão das florestas. Todos os anos eu recebo uma ligação dizendo que a Califórnia está pegando fogo. Se a floresta fosse bem gerida, isso não aconteceria. A Europa faz uma boa gestão das florestas”, disse.