Diversos

Etanol reduz em 90% emissão de gases poluentes em comparação com a gasolina

Segundo diretor da Unica, o aumento do uso de etanol no setor de transportes terá um papel importante para o meio ambiente

Nos últimos 18 anos, o consumo de etanol evitou que o brasil emitisse mais de 556 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, volume equivalente às emissões anuais de Argentina, Venezuela, Chile, Colômbia e Uruguai juntos. O levantamento é da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Segundo o diretor executivo da Unica Eduardo Leão, o etanol tem um papel importante para o meio ambiente principalmente dentro do setor de transportes. Esse setor representa um quarto das emissões de gás carbônico. Nesse sentido, o etanol pode trazer uma contribuição relevante, pois se espera que nos próximos 20 anos, o número de automóveis no mundo alcance 2 bilhões de unidades. O uso do biocombustível é importante pois é capaz de reduzir em 90% das emissões quando comparado com a gasolina”.

Ainda de acordo com o dirigente da Unica, o Brasil utiliza mais de 50% de etanol na matriz de transportes, considerando a frota de veículos leves.