Diversos

Etanol: com venda direta, Feplana projeta queda no preço e diz que não haverá perda na qualidade

Segundo o presidente da entidade, o preço do etanol deve ser mais baixo especialmente nas usinas que estão nos grandes centros

A medida provisória que garante a venda direta de etanol das usinas para os postos de combustível pode gerar benefícios para o consumidor. A afirmação é de Alexande Andrade Lima, presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana).

“A expectativa é que venha baixar o preço do etanol, principalmente nas unidades industriais que estão próximas aos grandes centros consumidores”, afirma Lima, que garante a qualidade do biocombustível que vai sair da usina direto para os postos.

“O setor é bem fiscalizado pela ANP. Não há chance de perder qualidade nas bombas dos postos, pois haverá a informação da usina que disponibilizou o produto e isso vai garantir a qualidade. O setor é muito responsável quando se trata da procedência do produto”, pontua.

O presidente da Feplana participou da cerimônia de assinatura da mp da venda direta de etanol. Ele diz que não teve acesso ao conteúdo da medida, mas acredita que ela está de acordo com o que o setor produtivo espera.

“Não haverá perda de PIS/Confins e nem na arrecadação de impostos federais. É importante lembrar que o produtor não será obrigado a efetuar a venda direta, e as distribuidoras seguirão operando normalmente. No entanto, vejo uma margem melhor para quem faz a venda direta, pois quando você tira um ente dessa cadeia, acaba reduzindo o custo”, finaliza.