Diversos

EUA: confira os avanços tecnológicos das máquinas da Farm Progress Show

Durante a feira realizada no estado de Iowa (EUA), fabricantes apresentaram novidades que devem chegar ao Brasil em breve

Diversos fabricantes de maquinário agrícola aproveitaram a Farm Progress Show, maior feira agrícola dos Estados Unidos, realizada em Iowa, para apresentar novidades em termos de pulverizadores e colheitadeiras. Separamos os principais destaques das marcas que atuam no Brasil e pretendem trazer as novidades em breve. Confira:

A Massey Ferguson levou o pulverizador RoGator C, equipado com o sistema Liquid Logic. “Com ele, o aplicador é muito preciso, despejando apenas o produto desejado, com um risco mínimo de carregar resíduos de aplicações anteriores”, explica Mark Mohr, gerente de marketing tático da AGCO, dona da marca Massey. O sistema de recirculação, novidade do modelo, é o que possibilita essa precisão.

pulverizador RoGator C
Foto: AGCO/Divulgação

Algumas colheitadeiras apresentadas pela Case contam com a funcionalidade de comando de colheita, de acordo com o diretor global de gerenciamento de produtos, Eric Shuman. “Se a intenção for operar na maior velocidade possível, elas se ajustam para isso. Mas, se a preocupação maior for com a qualidade do grão, o sistema ajuda a escolher os melhores, descartando aqueles com má formação ou quebrados”, explica.

As máquinas da série 50 — modelos 7250, 8250 e 9250 — contam com 16 sensores e câmeras monitorando todo o trabalho. Segundo o representante da Case, esse sistema torna a operação fácil até para os mais inexperientes. “Reconhecemos que, tanto no Brasil quanto nos EUA, é difícil encontrar operadores experientes”, defende Shuman.

Axial-Flow 8250
Foto: Case/Divulgação

Já a inovação da John Deere ficou com a colheitadeira da série 9000, que promete uma colheita de soja mais precisa, chegando a 400 toneladas por hora. Segundo o gerente de marketing tático da marca, Matt Badding, nem mesmo o desnível do solo ou vagens acamadas escapam da máquina. “Ela é combinada ao pacote S780 e vem com a nossa plataforma 740FD. Tudo isso somado forma um conjunto com desempenho superior para esse trabalho específico”, conta.

Outro desafio do produtor brasileiro esteve no radar da John Deere durante o desenvolvimento desses maquinários: o clima. “Nosso sistema permite enfrentar várias situações de tempo, como vocês têm no Brasil. Colocamos uma nova cinta que permite que a máquina tenha tração nas mais diversas condições de consistência e umidade do terreno”, afirma Badding.

s780 da john deere
Foto: John Deere/Divulgação

A colheitadeira CR Revelation da New Holland, por sua vez, pode aumentar em até 20% a produtividade. O sistema do maquinário oferece 280 milhões de ações possíveis para o trabalho de campo e decide automaticamente qual o melhor para determinada situação. “É feita uma checagem a cada 20 segundos e a partir disso a máquina seleciona a melhor ação entre as possibilidades”, esclarece Luiz Miotto, gerente de marketing de colheitadeiras da fabricante.

colheitadeira cr-relevation da New Holland
Foto: New Holland/divulgação