Excesso de chuva: leste do Nordeste tem alerta de deslizamento de terra Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Excesso de chuva: faixa leste do Nordeste tem alerta de deslizamento de terra

Expectativa é de 200 milímetros de chuva em Maceió (AL) em apenas 24 horas

Algumas cidades da faixa leste do Nordeste terminaram maio com 600 milímetros de chuva, o dobro do esperado para o mês. E junho não está diferente. Maceió (AL) tem uma expectativa de 200 milímetros de chuva em apenas 24 horas, o que deixa muito alto o potencial para transtornos como deslizamentos de terra e encostas. Estimam-se acumulados entre 200 e 300 milímetros em apenas 48 horas nas capitais nordestinas.

A chuva forte ainda persistirá no litoral da região. As pancadas mais intensas e mais volumosas ocorrem entre o norte da Bahia e Pernambuco. Nos estados do Norte, há previsão de chuva; os maiores acumulados ocorrem no norte do Amazonas e em Roraima.

A massa de ar polar e frio perde força entre o norte do Paraná, interior paulista e Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, há previsão de pancadas de chuva isoladas. Além disso, no Triângulo Mineiro, Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso também há previsão de pancadas de chuva, porém mais intensas e acompanhadas por trovoadas. O tempo fica firme e seco no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, grande parte do Paraná, leste paulista, Rio de Janeiro, Espírito Santo e na maioria do território de Minas Gerais.

Volta da chuva

A chuva retorna a partir de quinta-feira (16) ao sul e oeste do Brasil, e o acumulado em quatro dias alcançará pelo menos 20 milímetros nos três estados da região Sul, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e oeste e sudoeste de Mato Grosso. O retorno da chuva paralisa as atividades de colheita do milho e cana de açúcar e plantio de trigo, além de eventualmente piorar a qualidade da pluma do algodão.

O tempo permanecerá seco pelos próximos sete dias no leste de Mato Grosso, em boa parte de Goiás e de Minas Gerais e no Matopiba. No leste do Nordeste, há previsão de chuva intensa até sexta-feira (17).

Na semana que vem, entre 20 e 26 de junho, o período será chuvoso no Sul, com acumulado acima de 50 milímetros no Rio Grande do Sul e no litoral de Santa Catarina. Por outro lado, o tempo permanecerá seco em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Matopiba e sul de Rondônia.

Site de referência: https://www.climatempo.com.br/

Sair da versão mobile