Diversos

Excesso de chuva liga o alerta para áreas produtoras de café

Volume das precipitações segue elevado em regiões produtoras de arábica do sul da Bahia e de Minas Gerais

O céu segue carregado e ainda leva muita chuva para regiões da Bahia, áreas do nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Ainda tem previsão de chuva nessas áreas.

No sul da Bahia, os acumulados passaram de 385 mm em 48 horas, mais de 2 vezes que a média histórica no município de Itamaraju, importante área de café arábica.

Segundo a previsão do tempo, o excesso de chuva preocupa também em outras áreas do país. Há relatos de produtores que a chuva possa apodrecer os pés de café no sul da Bahia. A tendência é de diminuição na quantidade de água, mas o surgimento de doenças na lavoura preocupa.

Em Rondônia tem chovido bastante nas áreas de café robusta. A persistência da chuva sem a presença do sol, provoca pouca luminosidade, o que pode prejudicar a produção do grão na região.

Já no norte do Paraná, interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, em áreas de arábica, a estiagem pode afetar os pés mais novos.

Até o dia 15 dezembro são esperados até 70 mm de chuva em áreas de Minas e 50 mm no sul da Bahia, essa chuva mantem o solo encharcado.