Diversos

Excesso de chuvas prejudica produção agrícola na região Sul

Em Santa Catarina, há relatos de problemas para culturas como banana, arroz, tabaco e maçã, onde a colheita está paralisada

A previsão do tempo destaca as chuvas em Santa Catarina, que desde o início de janeiro vem prejudicando culturas como banana, arroz, tabaco e maçã, onde a colheita está paralisada por conta do excesso de chuva. De acordo com Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, um bloqueio atmosférico impede que as frentes frias avancem para o Sudeste.

“Isso acontece por causa da temperatura dos oceanos. Embora estejamos sob efeito do La Niña, existem fatores que atenuam as chuvas de forma temporária no Sul, como água mais quentes no Pacífico Sul que ajudam a formar os bloqueios atmosféricos. Além disso, a costa brasileira está com temperaturas acima do normal. Isso canaliza toda a umidade da Amazônia para a região Sul”, explica Oliveira.

Ainda de acordo com o meteorologista, a chuva acima da média também é observada no Paraná, onde o feijão que devia estar sendo colhido está brotando agora em função do excesso de água.

“No final da semana a chuva vai continuar concentrada na região Sul. No entanto, as precipitações começam a se espalhar pelo Brasil, alcançando áreas do Matopiba e Sudeste. O tempo vai ficar mais seco no em uma área que vai do Rio de Janeiro, passando por Espírito Santo e vai até o oeste da Bahia”, finaliza.