Diversos

EXCLUSIVO: Veja quais serão as taxas de juros do Plano Safra 2020/2021

Jornalista Kellen Severo teve acesso a detalhes do plano que será anunciado em 15 de junho

A jornalista Kellen Severo, apresentadora do programa Mercado & Companhia, do Canal Rural, obteve de fonte do Ministério da Agricultura informações de quais seriam os juros aplicados nos financiamentos do Plano Safra 2020/2021. Os detalhes do plano serão anunciados no próximo dia 15, mas a jornalista apurou as taxas que estariam na mesa hoje.

Para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), os juros aplicados seriam de 3% a 4% ao ano, portanto menores do que os da safra atuais, de 4,6% ao ano. Para os produtores de porte médio, a taxa será de 5,25%, contra os 6% hoje aplicados. Para os demais produtores, que atualmente pagam juros de 8% ao ano, o Plano Safra traria taxa anual de 6,5%.

Kellen Severo lembra que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, já declarou que o volume de recursos disponíveis para financiar o próximo ciclo agrícola será igual ao do anterior. “Ainda há espaço para batalhar algum recurso adicional. Se isso for conseguido, pode haver uma reversão, com uma taxa de juros um pouco menor do que essas apresentadas, ou ainda um volume para financiar a safra maior para algumas linhas. São alguns ajustes finos que estão sendo feitos”, diz a jornalista.