Diversos

Expointer 2021: feira irá promover ações educativas de prevenção à Covid-19

Todas as pessoas passarão por triagem cada vez que acessarem o local. Haverá verificação de temperatura e orientação quanto ao uso da máscara

parque de exposições Assis Brasil Expointer
Foto: Acervo/Seapdr

Além das definições de protocolos sanitários para diversos setores e atividades da Expointer 2021, a Secretaria da Saúde (SES) terá na feira uma série de atividades aos visitantes para reforçar as principais medidas de prevenção a Covid-19: uso correto de máscaras, distanciamento social e vacinação. As ações educativas serão interativas com o público, dentro das normas de segurança.

Logo na entrada do parque haverá uma tenda do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) onde essas ações serão realizadas nos dias do evento. “Vamos aproveitar a Expointer para fazer educação em saúde, reforçando com as pessoas alguns cuidados a serem tomados não só na feira mas também fora dela”, explica a diretora do Cevs, Cynthia Molina Bastos.

Entre as atividades propostas está será com o uso de bambolês para demostrar visualmente o distanciamento seguro a ser mantido uma pessoa da outra. Em uma outra ação, um pó colorido -biodegradável e não tóxico- será utilizado para a produção de uma fumaça. Essa nuvem será assoprada em direção ao voluntário para a demonstração da eficácia do uso de máscara, protegendo a boca e o nariz. O restante do pó que tiver contato com o rosto é facilmente limpo e uma máscara nova é fornecida a pessoa.

Diferentes cartazes com dizeres de reforço dos cuidados preventivos também serão disponibilizados para as pessoas fazerem fotos.

Segurança

Todas as pessoas passarão por triagem cada vez que acessarem o Parque Assis Brasil. Haverá verificação de temperatura e orientação quanto ao uso da máscara e demais regras sanitárias. Só será autorizada a entrada de quem estiver com boas condições de saúde.

Controle de acesso 

Para controlar a circulação de pessoas em áreas do parque que costumam ser bastante demandadas pelos visitantes, haverá monitoramento em tempo real de quatro espaços: Pavilhão da Agricultura Familiar, Pavilhão do Comércio, Pavilhão Internacional e Boulevard e imediações.

Caso o número limite de pessoas seja alcançado nestas áreas “sensíveis”, as catracas serão bloqueadas até que se reduza a circulação. O controle será feito por tecnologia, com software e telas de monitoramento disponibilizados por empresa contratada.

Alimentação

O comércio de alimentos e bebidas será realizado exclusivamente em espaços locados junto à organização do Parque e em local sinalizado e específico, ficando proibido o comércio ambulante. O público não poderá consumir alimentos ou bebidas quando em movimento na praça de alimentação, nos pavilhões e nas áreas de circulação do parque – o consumo só será permitido em locais próprios e devidamente sinalizados para este fim.