Diversos

Expointer: julgamentos podem aumentar valor do animal em 10 vezes

Neste ano, foram inscritos mais de 3 mil animais para a avaliação na Expointer. São quase 90 raças entre equinos, ovinos e bovinos

O julgamento de animais é uma das principais atrações da Expointer que acontece em Esteio (RS). Nessa quadragésima quarta edição foram inscritos mais de 3 mil animais para a avaliação. Em alguns casos, o campeão pode ter seu valor de mercado aumentado em 10 vezes.

A avaliação da morfologia do cavalo crioulo é uma das provas mais tradicionais da Expointer. Para os expositores é uma espécie de Copa do Mundo, já que o vencedor sai daqui valendo 10 vezes mais do que antes do título.

Neste ano, mais três mil animais participam do julgamento. São quase 90 raças entre equinos, ovinos e bovinos. Os juízes avaliam as características ideais para cada raça e identificam os melhores exemplares.

“Os animais entram agrupados por idade e o jurado vai selecionando ao longo do julgamento, os melhores de cada idade. Na final, entram os campeões de cada uma dessas categorias para ser definido o grande campeão da exposição”, explica o jurado Ignácio Tellechea.

Cada cabanha faz questão de exibir sua coleção de rosetas. Além de encher o ego enche também o bolso, já que os animais premiados vão ajudar no desenvolvimento genético da raça, através da venda de sêmen ou embrião.

“Isso não gera apenas um valor econômico. Valoriza a cabanha, a raça e uma série de quesitos que são necessários para o animal se tornar um grande campeão”, ressalta Francisco Chardon, coordenador da Farsul.