Diversos

Fiscais agropecuários do RS vão suspender greve a partir de segunda, 23

A decisão tomada nesta sexta-feira, 20, também vale para os demais servidores públicados que atuam na Secretaria da Agricultura

greve de fiscais agropecuários do rio grande do sul
Os fiscais agropecuários estão em greve desde 26 de novembro. Foto: Afagro

Servidores públicos do Rio Grande do Sul decidiram suspender a greve a partir de segunda-feira, 23. A decisão tomada nesta sexta-feira, 20, vale para os fiscais estaduais agropecuários e os demais servidores da Secretaria da Agricultura.

Em assembleia, também foi definido que neste período, até que o pacote do governo retorne à pauta da votação na Assembleia Legislativa, será mantido o estado de greve. Nova assembleia unificada já foi agendada para o dia 21 de janeiro de 2020.

“Neste momento de recesso de final de ano, é importante mantermos o estado de greve até a data da nova assembleia para mantermos a mobilização dos colegas da capital e do interior no sentido de fortalecer a unidade de toda a categoria em torno das nossas reivindicações”, comenta o presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários (Afagro), Pablo Fagundes Ataide.

Segundo a vice-presidente Beatriz Ferreira Scalzilli, “no estado de greve os servidores voltam às suas funções, porém mantêm-se mobilizados e preparados para a retomada da greve assim que o pacote que extermina com os serviços públicos voltar à ordem do dia”.

Relembre o caso

Desde 26 de novembro, os fiscais estaduais agropecuários estão em greve juntamente com outras categorias ligadas à Secretaria da Agricultura, entre elas os técnicos agrícolas e os analistas agropecuários e florestais.

Segundo representantes das categorias, o atraso e o parcelamento dos salários há 48 meses e a falta de reposição salarial há 5 anos motivam a greve. “Além do pacote do governo do estado que retira direitos e reduz indiretamente a remuneração dos servidores públicos que se juntaram ao Cpers para formar a Frente dos Servidores Públicos (FSP)”, dizem.