Fórum Planeta Campo destaca agricultura de baixo carbono

Evento mostra práticas que já tornam a agricultura brasileira mais sustentável

defensivos, cuidado
Foto: Mapa

O Fórum Planeta Campo mostrará, no dia 30 de novembro, quais práticas tornam a agricultura brasileira mais sustentável. O evento será transmitido ao vivo no Canal Rural pela TV, site e canal 500 da Net Claro.

O modelo de produção brasileiro, com uso de plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, bioinsumos, entre outras soluções, aponta para a agricultura nacional o potencial não só de zerar, mas até mesmo extrair gases de efeito estufa da atmosfera.

O painel 3, Baixo carbono: o protagonismo da agricultura, que aborda o tema, está previsto para as 10h30 e vai detalhar tais iniciativas em diferentes cadeias (como soja e algodão), além das tecnologias e objetivos do Plano ABC+.

O painel contará com as exposições de Álvaro Dill, diretor de RH e Sustentabilidade da SLC Agrícola; Júlio Busato, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abapa); Fernando Cadore, presidente da Aprosoja-MT; e Cléber Soares, secretário-adjunto de Inovação do Ministério da Agricultura.

Debates

O Fórum Planeta Campo foi idealizado como espaço para informar e debater os acordos ratificados na COP26, realizada em Glasgow, na Escócia, bem como para apresentar o status, desafios e oportunidades para a agropecuária brasileira.

Além do painel Baixo carbono: o protagonismo da agricultura, a programação também prevê a abertura com autoridades e lideranças do agro no país e outros três painéis sobre diferentes segmentos.

Nesses espaços, o público terá contato com conteúdo estratégico sobre os desdobramentos da COP26 e também sobre práticas que demonstram o protagonismo e as soluções da produção nacional com foco em sustentabilidade.

O painel 1, COP 26: os compromissos do agro, por exemplo, vai detalhar os acordos firmados pelo país relativos ao setor com a linha de frente da delegação brasileira em Glasgow e, em especial, os desdobramentos para o setor produtivo da agricultura e da pecuária.

O painel 2, Pecuária sustentável na prática, apresentará uma abordagem sobre como os pecuaristas já vêm adotando soluções de manejo e tecnologias em direção à pecuária do futuro, mais rentável e sustentável.

Por fim, o painel 4, Transformação social por meio da sustentabilidade, aponta que fatores econômicos e ambientais caminham lado a lado do elemento social para elevar a qualidade de vida das pessoas, por meio de projetos inspiradores que potencializam resultados, sinergias e entregas para o bem comum.