Diversos

Freio de Ouro 2021: classificatória Gaúcha Norte habilita 14 conjuntos à final

Quarta etapa de um total de sete seletivas, a classificatória concluída neste domingo, 15, levou emoção ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS)

A classificatória Gaúcha Norte para a final do Freio de Ouro 2021, concluída neste domingo, 15, levou emoção ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Mais 14 competidores garantiram vaga na grande final, marcada para ser realizada de 29 de setembro a 3 de outubro. A classificatória foi a quarta etapa de um total de sete seletivas.

Quem é apaixonado pela raça crioula e toda a sua versatilidade não desgrudou os olhos das provas que foram transmitidas pelas redes sociais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), pelo Lance Rural e pelo Canal do Criador. A entrada do público no parque segue restrita, em função das medidas sanitárias para evitar a Covid-19.

A seletiva começou na última quinta-feira, 12, com as provas morfológicas, e 32 animais chegaram ao último dia da competição. O domingo de semifinal foi marcado por muita concentração dos competidores, alto grau de exigência, recuperação, habilidade com o gado, alternância de posições e belo desempenho dos animais, alguns experientes e premiados no Freio de Ouro.

Basca Anita TE. Foto: Fagner Almeida/ABCCC

A égua Basca Anita-TE deixou claro já no sábado, 14, que veio forte e conquistou a liderança entre as fêmeas. A confirmação do primeiro lugar no pódio veio na prova de paleteada.

Com média final de 20,48, o animal é Bocal de Bronze 2019, campeã da classificatória Gaúcha Norte de 2020 e novamente chega como líder. A égua é filha de AS Malke Sedutor-TE e BT Maragata, e tem na genética a presença de grandes exemplares da raça, como La Invernada Hornero. Ela é exposta pela Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS).

“É sempre um prazer estar correndo prova, passar para o Freio de Ouro, principalmente ao lado desses mestres que a gente tinha como ídolo”, comemorou Eduardo Weber de Quadros, ginete campeão da categoria fêmeas. “É o terceiro ano que a gente vem para a final do Freio de Ouro. A Basca Anita-TE nunca me deixou na mão, é uma égua competitiva”.

Entre os machos, Entrevero Della Tersa, montado pelo ginete Cézar Augusto Freire, roubou a cena e venceu com tranquilidade a partir da prova Bayard-Sarmento. O animal fechou a classificatória na liderança, com nota final de 20,570, ultrapassando Urco de Santa Thereza.

“[É a] Primeira classificatória que eu consigo vencer este ano, apesar de que o mais importante agora, nesta etapa, é a gente estar na final do Freio de Ouro”, afirmou Freire.

Entrevero Della Tersa. Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC

Ao término das provas, 14 competidores carimbaram o passaporte para a final desta que é a maior ferramenta de seleção da raça crioula. A lista final dos classificados pode ser conferida no site da ABCCC. 

A próxima semifinal será de 31 de agosto a 5 de setembro, durante a Expointer.