Tempo

Frente fria avança devagar pelo Sul e traz chuva; veja onde chove

Umidade é bem-vinda para o milho e trigo já instalado no Paraná, mas pode atrapalhar os trabalhos de campo no Rio Grande do Sul

O tempo segue instável na região Sul, com condições para chuva ao longo do dia. A frente fria avança devagar pela região. Embora a umidade seja bem-vinda para o milho segunda safra e trigo já instalado no Paraná, ela pode atrapalhar os trabalhos de campo no Rio Grande do Sul. Estão previstos mais de 70 milímetros de chuva em algumas áreas. Na faixa norte do estado, o tempo fica mais fechado e pode chover até com forte intensidade, com raios e rajadas de vento ao longo do fim de semana.

Já no Sudeste, não há alteração de cenário e as condições de tempo permanecem as mesmas. O ar seco predomina e impede a formação de nuvens de chuva.

O sol predomina em todas as áreas do Centro-Oeste, mas há chance de chuvas isoladas no extremo sul de Mato Grosso do Sul.

As pancadas seguem intensas na costa leste do Nordeste, e têm forte intensidade em áreas onde o acumulado já é quase o dobro do esperado para maio. No entanto, não há previsão de chuva no centro-sul do Maranhão e do Piauí e em parte da Bahia.

Na região Norte, não chove no Tocantins e em parte de Rondônia. Nas demais áreas, contudo, há previsão de pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de trovoadas.

Tendência das chuvas

A tendência é que as chuvas alcancem o estado de São Paulo a partir de domingo (29), devido à aproximação da frente fria. Há previsão de pancadas de chuva no sul e litoral do estado, assim como na Grande São Paulo.

Além disso, há condições para o retorno das chuvas em boa parte de Mato Grosso do Sul. Já nas áreas de milho de Mato Grosso e Goiás, o predomínio é de tempo seco, o que agrava a situação das lavouras de milho segunda safra.