Diversos

Frente fria provoca tempestades com chance até para tornados no Sul

São esperadas nuvens carregadas, que provocam muita chuva e até queda de granizo para o interior do Rio Grande do Sul

A atuação de uma frente fria, juntamente com um ciclone extratropical na altura do Uruguai, pode espalhar nuvens carregadas e provocar chuva e tempestade com muita ventania e até queda de granizo no Sul do país.

“A partir de quinta existe a possibilidade até para tornados no interior do Rio Grande do Sul, mas é apenas uma possibilidade. De certo o que teremos é uma ventania muito forte para essa área”, diz Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.

Segundo a meteorologista, a chuva se espalha mais na quinta, atingindo também Santa Catarina e regiões oeste do Paraná, em forma de pancadas. Os maiores acumulados acontecem no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, passando de 70 mm.

Por outro lado, Sudeste e Centro-Oeste seguem com tempo firme, assim como o interior do Nordeste para os próximos 5 dias. “No extremo norte do Brasil continua a chover, mas o volume não é tão elevado como o das últimas semanas. Mesmo assim,  a chuva mantém o solo encharcado e as cheias dos rios”, destaca Desiréé.

A partir de 28 junho, o frio volta a tomar conta da região Sul, com mínima de 0° na Serras gaúcha e catarinense, além da Campanha. A temperatura fica abaixo dos 3° no centro e sul do Paraná.